segunda-feira, 24 de outubro de 2011
A importancia de ser criança
Hoje me bateu uma saudade da casa da mamãe. Uma lembrança muito forte da minha infância veio em minha mente e me emocionei ao lembrar de como era maravilhoso passar a tarde brincando com meus amigos de pique - esconde, de pega- pega, pular eslástico, amarelinha, jogar taco, bugalha, pingi - pong. Me lembrei também da felicidade que sentia quando tomava banho de chuva, de como era bom correr descalça nas ruas sem asfalto, subir nas árvores mais altas, brincar no imenso quintal da casa dos meus avós, fazer pique-nique com meus primos, pedalar 5 km com minha bicicleta e andar tantos outros para tomar banho de cachoeira. Saudade de um tempo que não volta nunca mais, mas que graças a ele me tornei uma pessoa mais 'humana', aprendi a valorizar as coisas simples da vida. O mundo informatizado de atualmente tem transformado as pessoas, tem mudado os valores da sociedade. As pessoas estão cada vez mais frias, substituindo o prazer do contato físico pelos sites de relacionamento (orkut, msn, blogs, twiter) fazendo-os priorizar o contato virtual no aconchego de suas casas, do que o contato fisico, o olho no olho, o toque, o calor humano...(como se isso não fosse importante) acredito que por isso as pessoas tem se tornado mais frias, mais distantes umas das outras...por mais comodo que seja um relacionamento on line, nada substitui o aconchego de um abraço, o calor de um beijo no rosto, a sensação de ouvir a voz do outro.E que isso vá muito além dos romances, pois a amizade também necessita desse contato. Tenho 25 anos e num futuro não muito distante quero poder ter o prazer de ensinar para os meus filhos tudo aquilo que aprendi com meus pais. Quero que eles brinquem na lama, que façam enormes castelos de areia, que passem horas tentando manusear o ioiô, comendo bolo de chocolate com as mãos, andando descalço pelo quintal, assistindo apresentações de circo, rindo dos palhaços que nem sempre são engraçados, bebendo água de mina, comendo fruta direto do pé, enrolando brigadeiro pra sua própria festa de aniversário...não os excluindo do mundo da tecnologia, mas priorizando tudo aquilo que uma criança necessita: simplesmente aproveitar a infância! Ensinem os meninos a empinar pipa, a jogar bolinha de gude, a fazer seu próprio carrinho de roliman, a pescar, a nadar...e ensinem as meninas a brincar de casinha, a jogar peteca, amarelinha, dominó, quebra-cabeça...recuperem tudo que havia de mais criativo e que hoje em dia não lhe dão a devida importância. São brincadeiras que esitmulam o raciocínio lógico, que ensinam um dia a gente perde e no outro a gente ganha, e a lidar com o sentimento de perda. Estimulam a paciencia, a conscentração e dão asas a imaginação.
O valor de ser educador
Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
De inverdades...
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
terça-feira, 19 de julho de 2011
DIA DO AMIGO
O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo , é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.
No Brasil, o dia do amigo, também, é comemorado em 20 de julho. Dia da amizade
Em outros países, tais como os Estados Unidos, comemora-se, no primeiro domingo de agosto, o Dia Internacional da Amizade.
sexta-feira, 8 de julho de 2011
O BOM FILHO A CASA VOLTA!
QUERIDOS ALUNOS,
Segunda-feira dia 11/07 é dia de voltar as aulas, depois da reforma vamos aproveitar para recuperar o tempo, já aproveitamos o máximo, agora é hora do retorno.
Esperamos ansiosamente por vocês!
Família Clemenceau Teixeira.
SÃO JOÃO NO CLEMENCEAU TEIXEIRA
História da Festa Junina e tradições
Origem da festa junina, história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época, os balões.
Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa juninas. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
Tradições
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum à formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA
Pescaria;
Corrida do saco;
Corrida do Saci-Pererê;
Jogo do rabo do burro;
Derrubando latas;
Correio Elegante;
Pau de sebo;
Quebra-pote;
Um pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas.
Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.
COMIDAS TÍPICAS DE FESTA JUNINA
Toda Festa Junina deve contar com os pratos típicos, pois eles fazem parte da tradição desta importante festa da cultura popular brasileira. São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil. Podemos destacar que muitos cereais (milho, arroz, amendoim) estão na base de grande parte das receitas destas comidas. O coco também aparece em grande parte das receitas, principalmente dos doces.
As principais bebidas e comidas de Festa Junina:
- Arroz Doce
- Bolo de Milho Verde
- Baba de moça
- Biscoito de Polvilho
- Pipoca
- Curau
- Pamonha
- Canjica
- Milho Cozido
- Suco de milho verde
- Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela)
- Biscoito de Polvilho
- Batata Doce Assada
- Bolo de Fubá
- Bom-bocado
- Broa de Fubá
- Cocada
- Cajuzinho
- Doce de Abóbora
- Doce de batata-doce
- Maria-mole
- Pastel Junino
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.
E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.
E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.
O CLEMENCEAU EM REFORMA!
ESTAMOS EM REFORMA, VEJA COMO A NOSSA ESCOLA ESTÁ FICANDO!
OS TRABALHADORES ESTÃO COM A MÃO NA MASSA!
A REFORMA ESTÁ FICANDO BOA!
ESSA É O NOSSO FUTURO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA!
AQUI VAI REFORMAR TAMBÉM, VAMOS ESPERAR PARA VER COMO VAI FICCAR!
VEJA AS NOVA FOTOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO!
quinta-feira, 26 de maio de 2011
MÃE EXPRESSÃO DO INFINITO AMOR!
Prefeitura Municipal de Valença
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Clemenceau Teixeira
Queridas mamães,
A Prefeitura Municipal de Valença, através da Secretaria de Educação, tem a honra de convidar você mamãe, para participar da homenagem ao Dia das Mães da Escola Municipal Clemenceau Teixeira, com a seguinte programação:
DIA: 28/05/2011
08:00 hs - Café da manhã
09:00 hs - Pronunciamento das autoridades presentes
09:30 hs - Homenagem dos alunos da Escola
10:00 hs - Sorteio de brindes
10:20 hs - Encerramento
Sua presença é indispensável!
Família Clemenceau Teixeira
AUTO ESTIMA NO CLEMENCEAU TEIXEIRA!
Auto-estima é a visão que toda pessoa tem em relação a si mesma. Traduzindo: é o sentimento, a emoção e a atitude que ela tem em relação a si própria, que irá refletir sobre o sentimento, a emoção e a atitude que ela terá sobre as outras pessoas. Dessa forma, devemos acreditar que ela é importante em todos os ambientes em que estamos inseridos. Somos conscientes de que a auto-estima interfere na aprendizagem e no desenvolvimento do SER. Dito isso, acreditamos ser importante tratar desse assunto no ambiente escolar, envolvendo todos os protagonistas da instituição, pois uma escola de qualidade passa pela qualidade de vida de todos os envolvidos, incluindo aqui os profissionais da educação. Quando a auto-estima está alta ela nos fortalece no enfrentamento dos obstáculos da vida e dos problemas do ambiente de trabalho, fornecendo resistência e força. Para tanto enquanto equipe gestora da Escola Municipal Clemenceau Teixeira partimos do principio de que o espaço da escola deve ser utilizado de todas as formas em todos os momentos para a construção de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, dessa forma que realizamos uma oficina (BIODANZA) na Praia do Guaibim sobre a motivação, como tema a auto-estima justifica a necessidade urgente de atrair profissionais mais motivados para o espaço escolar retirando-os da ociosidade e oferecendo-os melhores condições de convivência na sociedade. Foi um momento impar na vida dos nossos colaboradores da educação, pudemos ter mais um espaço para assim aperfeiçoar a nossa vivência profissional.
Assinar:
Postagens (Atom)