sexta-feira, 8 de março de 2013


COMO SURGIU O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Parabéns a todas as minhas companheiras de trabalho, irmãs de igreja, membros da minha família, minha menina-mulher (Sthefane), minhas companheiras na sociedade.
Parabéns Mulheres, pelo seu dia!
 
 

domingo, 3 de março de 2013

ESCOLA MUNICIPAL CLEMENCEAU TEIXEIRA
VALENÇA -BAHIA
 
 
 
 

 

 
A Escola Municipal Clemenceau Teixeira, fica localizada na Rua: Damião Pereira Luz,s/n no Bairro da Bolívia - sobre a direção escolar do Professor José Domingos e a coordenadora: Marlí. Para o ano de 2013 a escola oferecerá o ensino do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, com aula de reforço escolar no contra turno, aula de informática em laboratório próprio da escola - confira você o laboratório de informática com 20 computadores a serviço da educação  - ProInfo.
 
 
 


Mais Educação
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
 As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
Conheçam as oficinas que os nossos alunos irão frequentar este ano em nossa escola e seus respectivos monitores:
 
1.    LETRAMENTO -  DAIANE e Jênifer;
2.    TEATRO – ELIS;
3.    HIP-HOP – MARCOS;
4.    GRAFITAGEM – MARCOS;
5.    FUTSAL – FRANKLIN;
6.    INFORMÁTICA – FRANKLIN.

 
 
 
 
Contamos ainda com o Programa do Governo Federal o PDE INTERATIVO - PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. UM POUCO DO PDE PARA VOCÊ:
 

 
O PDE Interativo é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível no SIMEC para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e sua principal características é a natureza auto-instrucional e interativa de cada tela. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados. As mudanças tiveram como principal objetivo facilitar o acesso e a navegação da equipe escolar e de todas as pessoas interessadas em conhecer a ferramenta.
Em 2011, o PDE Interativo foi disponibilizado somente para algumas escolas priorizadas pelo PDE Escola. Em 2012, o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta, mesmo aquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério da Educação, que somam mais de 145 mil escolas públicas.
O PDE Interativo está organizado em etapas que ajudam a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos, aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar os seus resultados.
Estas ações estarão reunidas num plano, dividido em quatro partes:
1)    na primeira parte, o sistema faz uma identificação geral do(a) diretor(a) e da escola;
2)   em seguida, a escola realiza os Primeiros Passos, ou seja, organiza o ambiente institucional para elaborar o seu planejamento;
3) a terceira etapa consiste na elaboração do Diagnóstico que possibilitará à escola perceber onde se encontram as suas principais fragilidades;
4) por fim, na quarta e última parte a escola elabora o Plano Geral, contendo os objetivos, metas e ações que a escola definiu para alcançar as melhorias desejadas.
 
 
VENHA PARTICIPAR CONOSCO DA ÇÕES DO PDE DE NOSSA ESCOLA.
A FAMÍLIA  CLEMENCEAU  ESPERA POR VOCÊ EM 2013, VOCÊ E SUA FAMÍLIA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!
 
 
 
A ESCOLA MUNICIPAL CLEMENCEAU TEIXEIRA É SHOW!
 

sábado, 2 de março de 2013

ESCOLA MUNICIPAL CLEMENCEAU TEIXEIRA
VALENÇA -BA

 
 
JORNADA PEDAGOGICA 2013
 
D I V E R S I D A D E
 
O tema Diversidade dissemina-se rapidamente pelo fato da sociedade ter passado a exigir um maior comprometimento e solidariedade social, pedindo cada vez mais uma postura política e eticamente correta e socialmente justa, independente da raça, cor, religião ou situação econômica dos envolvidos.
É impossível fechar os olhos e fingir que não há discriminação no Brasil (e fora dele) contra negros, indígenas, migrantes, portadores de deficiências, mulheres, etc. Ao mesmo tempo em que a educação reafirma a necessidade da inclusão, vemos a intolerância contra pessoas que não correspondem a um padrão e crescente, e tem sido assim, causa de inúmeros conflitos e problemas, tanto na escola quanto na sociedade.
Não há uma pessoa igual à outra, todos somos únicos, com características próprias. E são nessas diferenças que vamos criar possibilidades de respeito, de aceitação, de descoberta, de conhecimento, de amizade, de aprendizagens.
 
 
 

v    Despertar a necessidade de reconhecer e valorizar a diversidade humana partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças.

 PALAVRA DO DIRETOR
 
 
v    Sensibilizar para a importância da temática étnico-social, oportunizando discussões sobre o re-conhecimento e valorização das diversidades culturais.
 
v    Promover a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos para a consciência étnico-racial.
 
v    Respeitar as diversidades aprendendo a lidar com as diferenças dentro e fora da escola.
 
v    Compreender a relação entre a diversidade cultural e os direitos humanos.
Professores: Amélia, Lucimar, Eloyldes e Valdelice

Diretor: José Domingos e Coordenadora: Marlí

Coordenadora: Marlí
 
Mensagem:
 
 
 
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram”.
Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a eles se propõe.”                          
                                                                           Jean Piaget
 
 
 
 
Monitora do Mais Educação

Flávia Kelly

Profª: Elineusa
 
Maria Hilária

Profª: Lucimar

 Adilton
 
 

Segunda-feira: 25/ 02/ 13

Local: Escola Mun. Clemenceau Teixeira.

 

08h00min: Acolhida.

08h30min: Abertura: Dinâmica das cores.

09h00min: Palestra: Diversidade.             Palestrante: Pastor Jair.

10h00min: Debate.

10h30min: Coffee-break.

10h50min: Leitura e explanação sobre o Regimento  Escolar.

11h30min: Encerramento.

INTERVALO PARA O ALMOÇO

13h30min: Discussão do PP – Projeto Pedagógico.

15h00min: Coffee-break.

15h20min: Replanejamento do PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola.

17h00min: Encerramento – Mensagem.
 
Pastor: Jair
 
 

Terça-feira: 26/ 02/ 13

08h00min: Mensagem de acolhimento.

08h20min: Discussão da Proposta Curricular.

10h00min: Coffee-break.

10h20min: Elaboração do Planejamento anual.

11h30min: Encerramento.

INTERVALO PARA O ALMOÇO

 

 

13h30min: Planejamento (continuidade)

15h00min: Coffee-break.

17h00min: Encerramento.


Quarta-feira: 27/ 02/ 13
08h00min: Dinâmica de acolhimento.
08h30min: Conhecendo o Mais Educação Apresentação de Slide
10h00min: Coffee-break.
10h20min: Explanação sobre o Mais Educação – Debate – tira dúvidas.
11h30min: Encerramento.
INTERVALO PARA O ALMOÇO
13h30min: Planejamento: Fundamental I – Mais Educação.
16h00min: Culminância da Jornada Pedagógica.