segunda-feira, 28 de julho de 2014

ESCOLA MUNICIPAL CLEMENCEAU TEIXEIRA E ESCOLA MUNICIPAL PADRE LINO TREZZI


PROJETO: A DIVERSIDADE DO POVO NORDESTINO
APRESENTAÇÃO


A cultura nordestina apresenta características das três diferentes etnias que formaram o povo brasileiro: índios, negros e europeus, motivo pelo qual tornou-se muito rica e diversificada.

Estudar as riquezas desse povo, suas raízes culturais, será uma ótima oportunidade de perceber que os aspectos sociais e culturais da região nordeste trazem elementos próprios, como a linguagem, os símbolos que representam os fatos históricos ali acontecidos, além da arte, alimentação, etc., num trabalho interdisciplinar (envolvendo todas as matérias).

Levar a sugestão para a sala de aula é uma ótima forma de se perceber qual o centro de interesse dos alunos diante do tema, afinal, são eles os principais intérpretes do processo.

Como o tema é bem abrangente, existe a oportunidade de ser trabalhado em qualquer turma, portanto torna-se necessário que o professor seja o facilitador desse processo adequando as idéias ao contexto de sua sala de aula.

Dentre as especificidades a serem trabalhadas, podemos destacar as brincadeiras populares do nordeste, a culinária, artesanato, literatura, danças, lendas folclóricas e religião.

 Aqui seguem apenas sugestões, mas outros temas podem ser inseridos ao projeto, ou mesmo adaptados para outras turmas, pois permite tal flexibilidade.

Para o desenvolvimento do projeto é necessária muita discussão e debate na sala de aula, além de seminários, apresentações, pesquisas, atividades em grupo, atividades experimentais, passeios turísticos(aula de campo), etc. Tudo depende dos objetivos a serem conquistados.

Para uma turma que estuda sobre o artesanato, por exemplo, será muito importante o desenvolvimento de uma pesquisa sobre as mulheres rendeiras, cultura aprendida com as portuguesas, na época do Brasil colônia. Hoje as rendeiras são mundialmente conhecidas, pois seus trabalhos são de uma delicadeza incomparável. Para se aprofundar melhor dentre o artesanato faremos também um estudo de caso com os artesanatos de cerâmica.

Com esses estudos direcionados, os alunos têm contato com a realidade cultural da região, fazem contato direto com a produção, podendo inferir conceitos sobre determinada cultura, estrutura de trabalho, de moradia, de vida, refletindo sobre a dignidade desse trabalho pouco valorizado.
A culminância do projeto poderá ser apresentações, em praça pública e em centro cultural, sobre os aspectos estudados, apresentações de danças, peças teatrais, exposição dos materiais confeccionados pelos alunos, enfim, uma forma de dar fechamento ao mesmo, mostrando para a sociedade os valores implantados dentro da escola sobre a região nordeste.




O Projeto “A DIVERSIDADE DO POVO NORDESTINO.”  visa ampliar o universo lingüístico, cultural,artístico e patrimonial, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens; resgate de brincadeiras, culinária típica e valorização das tradições culturais  para que os educandos possam conhecer incorporar e preservar  os saberes culturais da região Nordeste.




OBJETIVO GERAL





Incorporar os saberes da cultura nordestina aos conteúdos curriculares para que os educandos possam conhecer as dimensões sociais, materiais e culturais da região.




OBJETIVOS ESPECIFICOS



·         Valorizar, preservar e difundir a cultura nordestina;


·         Demonstrar a importância das manifestações culturais da região para cultura popular;


·         Enumerar os aspectos positivos de nossa região, mostrando que a diversidade cultural existe e que cada região tem seu valor;


·         Valorizar e perceber a linguagem nordestina enquanto instrumento de interação e expressão cultural;


·         Desenvolver atitudes de respeito e solidariedade com a cultura nordestina;


·       Promover a criatividade por meio de atividades com a música, dança, artesanatos, desenho/gravuras e confecção de fantasia. 






Não tenho sabença, pois nunca estudei,


Apenas eu seio o meu nome assiná,


Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,

E o fio do pobre não pode estudá.



O Poeta da Roça.

Patativa do Assaré

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