PROJETO: A DIVERSIDADE DO POVO NORDESTINO
APRESENTAÇÃO
A cultura nordestina apresenta características das
três diferentes etnias que formaram o povo brasileiro: índios, negros e
europeus, motivo pelo qual tornou-se muito rica e diversificada.
Estudar as riquezas desse povo, suas raízes
culturais, será uma ótima oportunidade de perceber que os aspectos sociais e
culturais da região nordeste trazem elementos próprios, como a linguagem, os
símbolos que representam os fatos históricos ali acontecidos, além da arte,
alimentação, etc., num trabalho interdisciplinar (envolvendo todas as
matérias).
Levar a sugestão para a sala de aula é uma ótima
forma de se perceber qual o centro de interesse dos alunos diante do tema,
afinal, são eles os principais intérpretes do processo.
Como o tema é bem abrangente, existe a oportunidade
de ser trabalhado em qualquer turma, portanto torna-se necessário que o
professor seja o facilitador desse processo adequando as idéias ao contexto de
sua sala de aula.
Dentre as especificidades a serem trabalhadas,
podemos destacar as brincadeiras populares do nordeste, a culinária,
artesanato, literatura, danças, lendas folclóricas e religião.
Aqui seguem
apenas sugestões, mas outros temas podem ser inseridos ao projeto, ou mesmo
adaptados para outras turmas, pois permite tal flexibilidade.
Para o desenvolvimento do projeto é necessária
muita discussão e debate na sala de aula, além de seminários, apresentações,
pesquisas, atividades em grupo, atividades experimentais, passeios turísticos(aula
de campo), etc. Tudo depende dos objetivos a serem conquistados.
Para uma turma que estuda sobre o artesanato, por
exemplo, será muito importante o desenvolvimento de uma pesquisa sobre as
mulheres rendeiras, cultura aprendida com as portuguesas, na época do Brasil
colônia. Hoje as rendeiras são mundialmente conhecidas, pois seus trabalhos são
de uma delicadeza incomparável. Para se aprofundar melhor dentre o artesanato
faremos também um estudo de caso com os artesanatos de cerâmica.
Com esses estudos direcionados, os alunos têm
contato com a realidade cultural da região, fazem contato direto com a
produção, podendo inferir conceitos sobre determinada cultura, estrutura de
trabalho, de moradia, de vida, refletindo sobre a dignidade desse trabalho
pouco valorizado.
A culminância do
projeto poderá ser apresentações, em praça pública e em centro cultural, sobre
os aspectos estudados, apresentações de danças, peças teatrais, exposição dos
materiais confeccionados pelos alunos, enfim, uma forma de dar fechamento ao mesmo,
mostrando para a sociedade os valores implantados dentro da escola sobre a
região nordeste.
O Projeto “A
DIVERSIDADE DO POVO NORDESTINO.” visa ampliar o universo lingüístico,
cultural,artístico e patrimonial, pois se constitui uma temática rica onde
podem ser explorados diversos tipos de linguagens; resgate de brincadeiras,
culinária típica e valorização das tradições culturais para que os
educandos possam conhecer incorporar e preservar os saberes culturais da
região Nordeste.
OBJETIVO
GERAL
Incorporar os
saberes da cultura nordestina aos conteúdos curriculares para que os educandos
possam conhecer as dimensões sociais, materiais e culturais da região.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
·
Valorizar, preservar e difundir a cultura nordestina;
·
Demonstrar a importância das manifestações culturais
da região para cultura popular;
·
Enumerar os aspectos positivos de nossa região,
mostrando que a diversidade cultural existe e que cada região tem seu valor;
·
Valorizar e perceber a linguagem nordestina enquanto
instrumento de interação e expressão cultural;
·
Desenvolver atitudes de respeito e solidariedade com a
cultura nordestina;
· Promover a
criatividade por meio de atividades com a música, dança, artesanatos,
desenho/gravuras e confecção de fantasia.
Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu seio o meu nome assiná,
Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,
O Poeta da Roça.
Patativa do Assaré
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